Cidade linda e com história
Sabemos que o Brigadeiro José da Silva Paes veio para cá para a construção do Forte (Jesus Mari José) com objetivo de proteger as terras do sul de possíveis invasões espanholas dando origem a uma Villa (1737) e posteriormente elevada a condição de cidade de Rio Grande em 1835.
A área que compreende o atual Rio Grande já era maracad em mapas holandeses décadas antes da colonização portuguesa na região. Cerca do ano de 1720 os açorianos vindos de Lagun chegaram à região onde hoje é São José do Norte com o obejtivo de buscar o gado cimarrón vindo da região das missões, o que viabilizou a posterior fundação do Forte Jesus Maria José e de Rio Grande, em 1737.
Nesse ano, uma expedição militar portuguesa a mando de José da Silva Paes foi enviada com o propósito de garantir o domínio das terras do sul do atual Brasil. Então em 17 de fevereiro de 1737 , Silva Pais fundou o presídio de Rio Grande, uma colônia militar na desembocadura do Rio São Pedro (Estuário da Lagoa dos Patos) que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico .
Este presídio (Forte Jesus Maria José) , que veio a constituiur-se comoo núcleo da colônia de Rio Grande de São Pedro, fundada oficialmente em maio do mesmo ano. O termo Rio Grande é uma refreia-se à esta desembocadura da Lagoa dos Patos no Atlântico, sendo esta a origem do nome do nosso estado.
A escolha do lugar, com o estabelecimento de estâncias de gado, permitiu apoiar as comunicações por terra entre Laguna e Colônia de Sacramento (Uruguai). Assim, foi fundada a cidade mais antiga do Rio Grande do Sul de colonização portuguesa (interessante saber que no que hoje é o território do Rio Grande do Sul haviam os Sete Povos das Missões (que era de domínio espanhol).
Em 1760 , Rio Grande, que até então estava sujeita à Capitania de Santa Catarina tornou-se a capital da nova Capitania de São pedro do Rio Grande do sul , dependente do Rio de janeiro!
Então em 12 de maio de 1763 o espanhol Pedro de Ceballos, (governador de Buenos Aires) , invadiu a Vila de Rio Grande, conquistando o forte e removendo os portugueses para São José do Norte que também seria ocupada por Ceballos, passando a capital da capitania à população de Vimão em 1766.
Os povoadores portugueses que não fugiram até Porto dos Casais (futura Porto Alegre) foram transladados por Ceballos a Maldonado , originando o povoado de São Carlos. Na noite de 6 de junho de 1767, portanto 4 anos após, as tropas portuguesas, sob ordem do governador da Capitania do Rio Grande do Sul, o então coronel José Custódio da Sá e faria após violentos combates, os espanhóis foram expulsos de São José do Norte.
A permanência dos espanhóis na vila durou até 1º de abril de 1776. o quando o general português de São José do Norte , o alemão Johann Heinrich Bohm, atacou os fortes de Santa Bárbara e Trindade e recuperou a vila com ajuda do sargento maior Rafel Pinto Bandeira!
Pedro de Ceballos em 1777 intencionava atacar de novo Rio Grande quando soube da notícia do Tratado de Santo Idelfonso que o obrigava a retirar-se daqui!
Bom...deu pr ver que temos história não é mesmo? Agora para que nossa cultura não se perca, nossas crianças e jovens devem obter estas informações, amarem sua terra e a preservarem!
Nossos prédios, monumentos, arquitetura,a Lagoa dos Patos, nossas ruas, o Canaelte, Praças, tudo deve ser preservado e bem cuidado! Todos nós como cidadãos temos de respeitar nossa terra e cuidar dela, e mais: fazer com que nossas autoridades cumpram seu dever de igualmente zelar por ela, limpando as praças, jardins, ruas, canalete, etc... Vamos cobrar de quem nos cobram legalmente IPTUs - pois a finalidade desse de ve reverter em cuidados urbanísiticos para nossa cidade!
18 de abril de 2010 às 16:15
adoro este lugar!! ♥